Como gastar pouco em uma viagem

Shelby Eden, que viaja o mundo todo há mais de 10 anos sem gastar muito, revelou o que é necessário para economizar em viagens.

Uma das dificuldades de planejar uma viagem é organizar-se financeiramente para conseguir arcar com todos os custos, principalmente nos casos de viagens para o exterior que podem sair mais caras.
Mas, de acordo com Shelby Eden, que viaja há mais de 10 anos para todo o mundo gastando pouco, não é impossível ter uma experiência de viagem completa e até luxuosa com um baixo orçamento.

Para o Business Insider, ela contou que o segredo é pensar sobre todos os detalhes da viagem e planeja-la da melhor maneira possível: “planejar uma viagem presa a um orçamento não significa que você não pode experimentar o melhor do melhor; significa somente que você deve ser engenhoso com seus gastos”.

Ela revelou quais são os dez passos para garantir que você consiga gastar pouco em uma viagem. Confira a seguir quais são:

Escolha um destino onde sua moeda seja mais forte

Ao invés de viajar para os Estados Unidos e Europa, que têm moeda mais forte que o real e, consequentemente, têm câmbio mais alto, opte por destinos cuja moeda seja mais fraca. Esse é o primeiro passo para minimizar seus gastos na viagem.

Use sites de buscas de passagem

Muitos desses sites têm a opção de buscar passagens para diferentes destinos do mundo a partir de uma data específica. Com a lista dos voos mais baratos e caros, você pode ter uma ideia do quanto gastará em seu destino e do quanto deve desembolsar nas passagens aéreas, além de poder escolher o destino com passagens mais baratas.

Esteja aberto a diversos tipos de acomodação

Dependendo do destino que escolher, você pode ter boas experiências de acomodação por um preço justo em um Airbnb, em um hotel básico ou em um cinco estrelas. O que Shelby recomenda é hospedar-se em diferentes tipos de acomodação, tanto para conhecer melhor cada uma delas quanto para obter o melhor que têm a oferecer.

Use programas de benefícios

Companhias aéreas e também redes de hotéis oferecem programas de pontuação e de benefícios que podem baratear os custos de hospedagem, passagens aéreas e até das demais despesas que se têm. Procure quais deles têm mais benefícios a oferecer durante a viagem e não deixe de usar.

Sempre pergunte sobre upgrades

Upgrades de categoria em voos normalmente só acontecem mediante um pagamento, mas, ocasionalmente, a companhia pode subir passageiros de categoria por conta de um overbooking na tarifa selecionada ou por alguns assentos estarem desocupados. A dica de Shelby é sempre perguntar, mesmo que as chances de dar certo sejam baixas.

Prefira hotéis recém-inaugurados

Estabelecimentos que acabaram de abrir podem oferecer descontos, ofertas e outros benefícios para atrair novos hóspedes. Além de pagar menos do que a média, você ainda pode desfrutar de um novo hotel e do melhor serviço que oferecem, já que ainda têm uma reputação a construir.

Viaje em baixa temporada

Os períodos de baixa temporada variam de acordo com o destino de sua viagem: por exemplo, caso você pretenda ir para a Europa, a época mais barata para tal é no inverno. Não somente as passagens aéreas, mas também hotéis e o preço de restaurantes ficam mais baixos durante as baixas temporadas.

Por isso, procure descobrir qual é o período em que os preços ficam mais baixos e planeje sua viagem durante ele.

Evite hospedar-se nas áreas turísticas

Os preços de hotéis nas áreas mais tumultuadas da cidade, normalmente no centro, sempre são mais altos do que nas demais regiões da cidade. A dica de Shelby é de preferir essas regiões menos turísticas tanto para economizar quanto para conhecer pontos diferentes – e desconhecidos – da cidade.

Viaje em grupo

Ao viajar com amigos e alugar, por exemplo, diversos quartos de um mesmo hotel, é possível conseguir preços mais baixos do que a média, ou também alugar uma propriedade inteira do Airbnb. De qualquer forma, ao dividir os custos de hospedagem entre todos do grupo, os custos por pessoa podem ficar mais baixo ao procurar por pacotes para diversas pessoas.
I’ve been traveling on a budget for years — here are my 10 best tips to book luxurious getaways at enviable prices

Até a próxima postagem.