OGXP3 – A CULPA É DE QUEM? – Vídeo

Excelente vídeo. Muito bom mesmo! Daqueles no estilo “tapa na cara” para o investidor/especulador acordar e lembrar que ele é único e exclusivo responsável pelos seus próprios erros e acertos. O lucro ou prejuízo em suas operações dependem apenas de você.

O autor do vídeo faz uma crítica às pessoas que incansavelmente colocam a culpa no Eike Batista pelo seu insucesso nos investimentos ou especulações que fizeram nos ativos do grupo EBX. Tais pessoas esqueceram que ninguém mandou-as iniciar tais operações. A decisão de compra ou venda dos ativos foi exclusivamente delas. Culpar os outros pelos próprios erros parece que conforta alguns ainda hoje em dia.

Qualquer tipo operação ou investimento visando curto, médio ou longo prazo tem que ter um objetivo definido pelo investidor para entrada e saída mesmo antes de entrar na operação. É preciso definir o stop. Questionar se o Eike Batista é ou não bom empresário não tem relevância depois que já iniciou a operação. Deveria ter questionado isto antes.
O mais importante é se o investidor tem ou não um método de gerenciamento(controle) de risco e uma estratégia bem definida. Se ele, o investidor/especulador não sabe gerenciar o risco de uma operação e aloca o capital de forma equivocada, não poderá depois culpar outra pessoa que não seja ele mesmo pelo risco mal mensurado a que se expôs.

Deixo aqui os meus parabéns ao autor do vídeo pela coragem de colocar suas ideias e opinião a respeito do assunto, além de trazer uma luz para quem não sabe operar na bolsa de valores.

Vídeo completo:

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *