Lições de Game of Thrones que podem ser aplicadas no trabalho

Por mais controversa e polêmica que a série possa parecer, há personagens que, em meio a trama cheia de poder e intrigas, transmitem dicas de liderança que podem ser levadas para o universo profissional.

GOT

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em busca de profissionais qualificados e que sejam proativos, é possível encontrar exemplos de liderança que podem ser aplicados no ambiente corporativo em livros, séries e filmes.
Por mais controversa e polêmica que a série Game of Thrones possa parecer, há personagens que, em meio a trama cheia de poder e intrigas, transmitem dicas de liderança que podem ser levadas para o universo profissional.

Confira 5 lições de Game of Thrones para o ambiente corporativo destacadas pela startup Arquivei, que faz consulta e gestão de dados fiscais :

5 Lições de Game of Thrones que podem ser aplicadas no trabalho - GOT

1) Construção de reputação e caráter

Em Game of Thrones, construção de reputação pode ser vista pelo personagem Jon Snow. Suas atitudes e o desapego ao poder o transformaram em modelo de caráter diante de aliados e até mesmo dos inimigos. Isso, transformado para o ambiente de trabalho, como liderança, ética e cumprimento de promessas, são atitudes positivas e são vistas como uma construção de respeito mútuo no ambiente de trabalho.

2) Momentos difíceis e atitude

O personagem Eddard Stark diz a seguinte frase durante a série: “o homem que dá a sentença deve balançar a espada”, fazendo referência à responsabilidade atrelada à liderança. Um bom líder corporativo deve ser aquele que conhece como ninguém o setor operacional, coloca a mão na massa junto com a equipe e que não espera as coisas acontecerem.

3) Pensamentos “fora da caixa” para progredir

“Eu não vou parar a roda; eu vou quebrar a roda”, disse Daenerys Targaryen em um dos episódios da série. Essa fala leva à reflexão sobre a necessidade de mudanças estratégicas quando os resultados não estão sendo atingidos. Um profissional proativo, que busca destaque entre os demais, deve pensar “fora da caixa” e enxergar possíveis soluções até então não cogitadas, mas que têm potencial.

4) Aliados e uma equipe forte são indispensáveis

Para o bom funcionamento de uma empresa é indispensável ter uma equipe unida e ter uma boa comunicação em todas as áreas da empresa. Na série, temos o exemplo da Daenerys Targaryen. A cada temporada, a personagem consegue novos seguidores e acaba reforçando o seu exército em busca do trono que é seu por direito.

5) É preciso entrar no jogo e se esforça

Se você não se esforçar, os resultados não aparecerão. Uma frase de Tyrion Lannister, que é um líder extremamente estratégico na trama, diz que “a mente precisa de livros, assim como a espada precisa da pedra de amolar para ficar afiada”. Bons líderes de empresas devem sempre procurar a aprender coisas novas o tempo todo, para que os resultados sejam alcançados de maneira satisfatória.

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *