O Infomoney publicou um estudo onde indica 6 filmes da Netflix que ensinam lições importantes sobre liderança. Todos devem aprender de alguma maneira, usando diferentes jeitos.
O Poderoso Chefão

Os profissionais devem ficar atentos às novidades de sua área e procurar se manter sempre se atualizado. Algumas habilidades podem ser adquiridas de diversas maneiras e liderança é uma delas, segundo os especialistas em desenvolvimento pessoal Taty Nascimento e Antônio Prates, fundadores do projeto Vida com Método.
Eles dão dicas sobre como desenvolver a liderança em diversos âmbitos, incluindo no mundo corporativo. “Diversos filmes mostram como é possível ser um líder melhor e nos inspiram nesse sentido”, explica Taty Nascimento.

Veja abaixo o que os especialistas indicam:

1) Gladiador

No filme de Ridley Scott, o protagonista Maximus, interpretado por Russel Crowe, começa como um líder do exército, comandando os soldados. Depois de uma grande reviravolta, se torna escravo e começa a lutar como um gladiador. Mais que um simples lutador, ele começa a liderar a equipe nos jogos que podem custar a própria vida.

“Note que ele consegue se adaptar e usar as técnicas do campo de batalhas como comandante para se tornar um líder nas lutas dos gladiadores”, explica Antônio Prates, destacando como a liderança funciona em qualquer ambiente e lugar. “Se você desempenha uma boa liderança no seu trabalho, poderá desempenhá-la com o mesmo impacto em um novo emprego ou outras áreas, como a família ou um time esportivo”, exemplifica.

2) Karatê Kid

Um dos filmes mais famosos dos anos 1980, o longa que conta a história de superação do famoso Daniel San mostra o mestre Miyagi tendo que passar as técnicas para o aluno. “Ele mostra como é importante que um líder saiba a melhor maneira de passar seus conhecimentos para o liderado”, explica Taty. A especialista destaca que é crucial que as empresas invistam em treinamentos para que os líderes mais experientes ensinem o que for preciso aos aprendizes.

3) Clube da Luta

O famoso filme com Brad Pitt e Edward Norton mostra os dilemas do personagem de Brad Pitt, que não sabe como extravasar a sua raiva, e que encontra um outro personagem capaz de guiá-lo. “É um filme que mostra a importância de um bom mentor para uma equipe e um profissional com falhas que precisam ser corrigidas”, explica Antônio.

4) O Poderoso Chefão

Este é mais um filme que prova como é possível transformar atitudes de personagens ruins em ações positivas. Neste que é considerado um dos melhores filmes da história, o mafioso Don Corleone surge como alguém que se importa com os colaboradores e valoriza a fidelidade da equipe, criando uma verdadeira família. “Se até mesmo um personagem criminoso se beneficia ao colaborar com a equipe e ao valorizar todos os que participam dos negócios nos quais está envolvido, demonstrando confiança neles, imagine o que isso pode fazer por quem exerce um trabalho ético”, explica Taty, que reforça o quanto é importante que um líder olhe para todos.

5) Lucy

O filme estrelado por Scarlett Johansson mostra uma mulher que toma uma substância e se torna uma guerreira com capacidade mental ampliada. Sem ter alguém para comandá-la, ela se torna líder de si mesma. “Dentro de cada um existe um líder em alguma área, e isso sempre pode ser aprimorado”, afirma Antônio, que reforça a importância de saber liderar a si mesmo antes de tentar liderar outras pessoas.

6) O dia Depois de Amanhã

O filme de catástrofe natural mostra um cientista cujas ideias são desacreditadas, mas faz de tudo para mostrar que está certo, indicando a importância de exercer a persuasão. “Mais do que poder de persuasão, um bom líder também precisa ter como características fundamentais a determinação e resiliência”, completa Antônio.
fonte de consulta: infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6356012/filmes-netflix-que-ensinam-licoes-importantes-sobre-lideranca

Até o próximo post.