Pessoas que vivem ou estão felizes costumam ter hábitos e formas de pensar diferentes do restante da sociedade

25 habits of successful and extremely happy people
GettyImages 496362832

O segredo da felicidade pode variar para cada pessoa, mas as pessoas felizes costumam ter hábitos e formas de pensar diferentes do restante da sociedade. Por isso, o Business Insider levantou os 25 hábitos de pessoas extremamente felizes e bem sucedidas. Confira o que as pessoas felizes fazem:

1. Saboreiam o momento

Os velhos clichês como “parar para cheirar as rosas” e “são as pequenas coisas da vida realmente levam à felicidade”. Pesquisadores chamam isso de “saborear” o momento. Em vez de ser multitarefa ou se focar no passado, no futuro ou na negatividade presente ao redor, as pessoas que estão mais satisfeitas com a vidas param para apreciar a beleza e as pequenas e incríveis coisas da vida.

2. Meditam diariamente

A meditação é uma das formas mais eficazes de embarcar em um caminho de quietude e atenção plena, o que, por sua vez, dá à mente a ruptura necessária de todas as preocupações e ansiedades que a ocupam. O melhor de tudo é que leva apenas alguns minutos por dia. Alguns aplicativos disponíveis podem ajudar quem está começando.

3. Não se apegam aos rancores

Perdoar e esquecer é absolutamente necessário quando se trata de ser feliz. O motivo? Manter um rancor significa que você está preso à raiva, ao ressentimento, à dor e a outras emoções negativas que são obstáculos para a felicidade. Ao soltar essas emoções, você se livra da negatividade e deixa mais espaço para que as emoções positivas entrem.

4. Gastam dinheiro com os outros

“Nós descobrimos em nossa pesquisa que dar dinheiro aos outros realmente faz as pessoas mais felizes”, disse Michael Norton, professor da Harvard Business School e autor de “Happy Money: The Science of Smarter Spending”. “Um dos motivos é que ele cria conexões sociais. Se você tem um bom carro e uma casa grande em uma ilha sozinho, você não vai ser feliz, porque precisamos que as pessoas sejam felizes”, diz.

As verdadeiras amizades exigem investimento. Isso nem sempre significa dinheiro, mas exige muito do seu tempo. Pessoas verdadeiramente felizes gastam tempo – e dinheiro – em seus relacionamentos.

5. Estão ocupados, mas não apressados

A pesquisa mostra que o sentimento de “pressa” pode levar ao estresse e à infelicidade. Ao mesmo tempo, as pessoas se esforçam para encontrar um meio termo feliz de estar apenas ocupado o suficiente. Afinal, outros estudos sugerem que um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal é fundamental, uma vez que o tédio pode ser oneroso.

6. Se cercam das pessoas certas

A felicidade é contagiosa. Isso significa que, quando você se cercar de outras pessoas que são felizes e solidárias, poderá criar autoconfiança, aumentar sua criatividade e simplesmente se divertir mais. No outro extremo, sair com pessoas negativas significa que você é apenas outro membro de um grupo triste – e isso é cansativo e não muito divertido.

7. Não gastam energia em coisas pequenas

As pessoas que estão felizes concentram sua energia e esforços apenas em coisas que são verdadeiramente importantes e estão sob seu controle. Lembre-se, se deixar ser consumido pelas coisas que você não tem absolutamente nenhum controle é uma perda de tempo que vai acabar fazendo você se inclinar mais para a infelicidade. Em outras palavras, domine a arte de deixar as coisas fluírem.

8. Celebram o sucesso de outras pessoas

Não é segredo que ter uma vida social rica e relacionamentos saudáveis são componentes importantes para a felicidade. Mas, pessoas felizes nutrem e melhoram seus relacionamentos através de atitudes “ativas e construtivas”, que incluem a celebração do sucesso daqueles ao seu redor.

9. Tratam todos com respeito e bondade

A bondade, como a felicidade, é contagiosa. Um estudo da Universidade da Califórnia e das universidades de Cambridge e Plymouth, no Reino Unido, descobriram que testemunhar atos de bondade nos faz sentir bem

10. São otimistas

Vamos ser honestos: coisas ruins acontecem a todos nós, até mesmo com as pessoas mais felizes e bem-humoradas do planeta. No entanto, eles não se queixam, reclamam, ou deixam o pessimismo se tornar uma profecia auto-realizável. Eles permanecem otimistas, concentrando-se em soluções para o problema e refletindo sobre o que têm para agradecer.

11. São proativos em relacionamentos

As evidências sugerem que a maioria dos relacionamentos – especialmente casamentos – esfriam ao longo do tempo. Mas as pessoas felizes realmente trabalham na manutenção desses relacionamentos.

12. Dormem o suficiente

Você provavelmente já ouviu isso um milhão de vezes, mas a qualidade do sono é absolutamente necessária para a felicidade. A privação do sono pode afetar negativamente sua saúde, produtividade e capacidade de lidar com situações estressantes. Se você tiver problemas para descansar e ter uma boa noite de sono, comece mantendo um horário para ir para a cama e evite luzes brilhantes antes de dormir. Se exercite e não coma ou beba álcool perto da hora de dormir.

13. Passam o tempo na natureza

A natureza tem um efeito calmante e nos lembra desacelerar, respirar profundamente e absorver o presente. “Agora, estamos vendo mudanças no cérebro e no corpo que sugerem que somos fisicamente e mentalmente mais saudáveis ??quando estamos interagindo com a natureza”, afirma o pesquisador David Strayer, da Universidade de Utah.

14. Veem os problemas como desafios

As pessoas felizes mudaram seu diálogo interno para que, quando houver um problema, eles o vejam como um desafio e uma oportunidade para melhorar suas vidas. Na verdade, você deve apenas seguir em frente e eliminar a palavra “problema” de sua mente completamente.

15. Se recompensam

“Recompensa” pode soar como uma estratégia autoindulgente e superficial, mas não é. “Quando nos damos recompensas, nos sentimos energizados e satisfeitos, o que aumenta nosso autocontrole e ajuda a manter nossos hábitos saudáveis”, disse Gretchen Rubin, autor de “The Happiness Project”.

“Estudos mostram que as pessoas que receberam um pequeno deleite, como um presente ou mesmo a possibilidade de assistir a um vídeo divertido, ganharam autocontrole. É um segredo da idade adulta: se eu der mais a mim mesmo, posso exigir mais de mim mesmo. A autoestima não é egoísta”, disse Rubin.

16. Expressam gratidão

Pesquisas realizadas na Universidade da Califórnia mostram que aqueles que trabalharam diariamente para cultivar uma atitude de gratidão melhoraram seu humor e energia e reduziram substancialmente sua ansiedade. Isso ocorre, provavelmente, devido a níveis mais baixos de cortisol. Então, agradeça todas as manhãs, escrevendo em um diário sobre o que você agradece e, ocasionalmente, dizendo “obrigado” aos seus entes queridos e colegas.

17. Sonham grande

As pessoas mais felizes sonham grande e trabalham arduamente para transformar esses sonhos em objetivos alcançáveis. Elas são comprometidas e disciplinadas e conhecem suas prioridades. Elas se permitem dizer “não”, cuidar de sua saúde, sair de suas zonas de conforto e aceitar o fato de que podem ter que começar de novo.

18. Passam algum tempo sozinhos

Embora os relacionamentos sejam importantes para a felicidade, todos precisamos de algum tempo sozinho. Isso dá a chance de entender suas preocupações e ansiedades, refletir sobre o que você é grato e voltar a seguir seus sonhos e desejos.

19. Não inventam desculpas

É incrivelmente fácil culpar alguém por suas falhas. O problema é que isso não permite que você siga em frente e ultrapasse essas falhas. Pessoas felizes assumem a responsabilidade por seus erros e usam esse fracasso como uma oportunidade para mudar suas vidas para melhor.

20. Têm uma mentalidade focada em crescimento

Quando se trata de personalidade, os indivíduos caem em um dos dois campos: aqueles com mentalidade estática ou aqueles com mentalidade focada em crescimento. Pessoas com uma mentalidade estática acreditam que você é quem você é e não há nada que possa fazer sobre isso. Isso é um problema, porque impede que cresçam ou mudem.

Pessoas com uma mentalidade de crescimento, no entanto, acreditam que podem melhorar com pequenos esforços, o que os deixa felizes porque estão mais aptos a lidar e superar desafios.

21. Gastam dinheiro em experiências e não em coisas materiais

Várias pesquisa mostram que as pessoas são mais felizes ao adquirir experiências em vez de coisas materiais. Isso ocorre porque as experiências tendem a melhorar ao longo do tempo e as pessoas revivem essas experiências mais frequentemente. As experiências podem ser únicas e envolvem interação social.

Além disso, o materialismo pode ter efeitos negativos. Em seu livro “Os Mitos da Felicidade”, Sonja Lyubomirsky explicou que “uma montanha de pesquisas mostrou que o materialismo esgota a felicidade, ameaça a satisfação com nossos relacionamentos, prejudica o meio ambiente, nos torna menos amigáveis, simpáticos e empáticos, e nos torna menos inclinados a ajudar os outros e contribuir com nossas comunidades”.

22. Têm um ritual matinal

Os rituais matinais são tranquilizadores e preparam o ambiente para o dia que está começando. Se você medita, faz caminhada, lê um livro inspirador, escreve um diário, faz um café da manhã saudável ou lê emails, o importante é que você crie um ritual.

23. Cuidam de si mesmos

Como o corpo e a mente estão conectados, faz sentido que, se você não está se cuidando fisicamente, sofrerá mental e emocionalmente. Comece começando a dormir bem todas as noites, mantenha uma dieta bem equilibrada, exercite-se regularmente e encontre maneiras saudáveis ??de aliviar o estresse.

24. Usam seus pontos fortes

A pesquisa mostrou que usar nossos pontos fortes nos faz sentir mais felizes e mais satisfeitos. Como Shawn Achor explicou em seu livro “A Vantagem da Felicidade”: “Quando 577 voluntários foram encorajados a escolher um de seus pontos fortes e usá-lo de uma maneira nova a cada dia por uma semana, eles ficaram significativamente mais felizes e menos deprimidos do que os grupos de controle”

“E esses benefícios duraram: Mesmo após a conclusão do experimento, seus níveis de felicidade permaneceram elevados seis meses depois. Estudos mostraram que quanto mais você usa seus pontos fortes no dia a dia, mais feliz você se tornará”, explica.

25. Se envolvem em conversas profundas e significativas

Pessoas felizes ignoram bobagens e se envolvem em conversas profundas. Em uma pesquisa sobre o assunto, Christopher Peterson escreveu que “os participantes mais felizes passaram mais tempo conversando com os outros, uma descoberta não surpreendente dada a base social da felicidade”.

Até o próximo post.