Bob Sutton: 7 livros que todo líder deve ler

Todo profissional almeja crescer cada vez mais em sua carreira e por consequência atingir o sucesso. É natural que conforme esse processo ocorra, você passe por cargos de liderança cada vez mais altos. E ser um bom líder pode ser uma tarefa difícil.

Os 10 livros de negócios mais vendidos do ano

Entre as várias dicas que você pode seguir para ser uma referência quando se trata de liderança, a leitura pode ser uma das mais simples e eficazes. Bob Sutton, professor de empreendedorismo da Universidade de Stanford, selecionou 7 livros que ele acredita que todo líder deve ler.

7 livros que todo líder deve ler, segundo professor de Stanford

“Estes são livros que me ensinaram muito sobre pessoas, equipes e organizações – enquanto que ao mesmo tempo – fornecem orientação útil sobre o que é preciso para ser um bom líder”, afirmou o professor em artigo em seu LinkedIn.

Veja a lista a seguir:

1) As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

O livro mostra como persuadir as pessoas e como se defender contra tentativas de persuasão. “Eu tenho usado isso em sala de aula em Stanford há mais de 25 anos, e muitos alunos já me disseram que não esquecem do livro e das dicas”, diz Sutton.

2) Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não, de Dan Heath

Uma obra moderna que mostra como influenciar e transformar a forma de agir das pessoas. “Eu costumo dizer que esse é um livro essencial para se ter na estante. É crucial saber aplicar a liderança”, diz o professor.

3) Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar, de Daniel Kahneman

O livro conta sobre a importância do pensamento rápido e sua influência persuasiva em decisões. Entender como funciona o ato de pensar rápido e com calma pode nos ajudar em decisões pessoais e profissionais

4) O Poder dos Quietos, de Susan Cain

O livro mostra como as pessoas tímidas e introvertidos são subvalorizados, e como todos perdem com isso. A autora questiona os valores dominantes no mundo empresarial de hoje. “O livro de Cain desempenhou um papel substancial na atuação do mundo corporativo. A obra ajuda a entender que é possível ter sucesso com um tipo de liderança atípico”, diz o professor.

5) Criatividade S.A, de Amy Wallace e Edwin Catmull

“Este é o melhor livro já escrito sobre o que é preciso para criar uma organização criativa”, afirma Sutton. A obra o segredo do sucesso por trás da Pixar, estúdio de animação que produziu filmes como Toy Story, Monstro SA e Procurando Nemo. Catmull mostra que para alcançar o sucesso é necessário um ambiente empresarial que estimula a ousadia.

6) Dar e receber, de Adam Grant

O livro perpassa os motivos de algumas pessoas alcançarem o sucesso, enquanto outras permanessem na mediocridade. “Esta obra é fácil de ler e quebra o mito de que a ganância é o caminho para o sucesso”, diz o professor.

7) Saber vender é da natureza humana, Daniel H. Pink

O livro oferece um novo olhar sobre a arte a ciência das vendas – não só no âmbito comercial, mas também no dia a dia com as relações que criamos. Seja um colega convencendo outro de uma nova ideia, empresários persuadindo investidores a aplicar, ou pais e professores induzindo as crianças a estudar, nós passamos nossos dias tentando vender ideias para os outros. “É um trabalho magistral sobre como liderar e motivar os outros, proteger e aprimorar a reputação das pessoas, equipes e organizações. Além de provar que precisamos vender para as pessoas nossas idéias, produtos, soluções”, diz o professor.
fonte de consulta: infomoney.com.br/carreira/gestao-e-lideranca/noticia/7273413/livros-que-todo-lider-deve-ler-segundo-professor-stanford

Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *