Ao pensar no investidor iniciante, o fundador da Suno Research Tiago Reis, escolheu cinco livros para ajuda-los a entrar no mercado de ações

Livro-Pai-Rico-Pai-Pobre-Robert-T-Kiyosaki

O investidor, em geral, está sempre em busca de novos aprendizados para aprimorar seus rendimentos e os livros costumam ser boas fontes de informações. Para os iniciantes, algumas das informações contidas nas publicações mais tradicionais sobre investimentos podem se mostrar muito rebuscadas e de difícil compreensão.
Pensando no investidor iniciante, o fundador da Suno Research Tiago Reis, escolheu cinco livros para ajuda-los a entrar no mercado de ações.

“Vale ressaltar que estes livros não são os únicos de importante leitura, mas pode-se dizer que são os livros recomendados para dar um pontapé inicial no tema e, após a leitura destes, cabe ainda a leitura de inúmeros outros livros”, destaca Reis.

Veja os cinco livros recomendados para quem quer começar a aprender sobre ações e os comentários de Tiago Reis sobre cada um deles:

Pai Rico, Pai Pobre


Para aquele leitor que está em etapa inicial ou aquele que não tem conseguido muito sucesso no mercado de ações, a obra de Robert Kiyosaki será de extrema importância, com conselhos e ensinamentos básicos, mas essenciais sobre investimentos.

A obra Pai Rico Pai Pobre, contesta a educação tradicional que é passada adiante através das gerações e disserta a favor de uma educação financeira, com conhecimento de contabilidade e investimentos, junto a uma mentalidade empreendedora, que facilitariam a busca pela independência financeira.

O livro tem como intuito demonstrar aos leitores a necessidade de gerar riqueza através de ativos, não só uma renda salarial, passando por tópicos como ativos versus passivos, a corrida dos ratos (analogia sobre o modelo de vida tradicional da classe média) e uma explicação sobre seus dois pais, o pai rico e o pai pobre que influenciaram o título desta obra.

O Homem Mais Rico da Babilônia

Esta obra é uma coletânea de parábolas escritas pelo autor George Clason, na década de 1920, cujos ensinamentos e valores passados se adequam muito bem aos dias de hoje, apesar do texto se passar na antiga região da Babilônia.

O livro transmite ao leitor o valor do trabalho, a importância de se buscar a sabedoria e a capacidade de poupar dinheiro para investi-lo de forma lucrativa.

O autor aconselha o leitor a priorizar seus recursos que promovam um enriquecimento a longo prazo, “devagar e sempre”, alertando contra as promessas de retorno elevado e imediato, que podem ser tentadoras, no entanto, quase nunca verídicas.

O Jeito Warren Buffett de Investir

Escrito por Robert Hagstrom, o livro, bem acessível e de simples leitura, apresenta a filosofia e os métodos de investimento do “oráculo de Omaha”, Warren Buffett.

Leitura básica, com ensinamentos sobre o mundo dos investimentos acessíveis para qualquer pessoa, uma vez que Warren Buffett conseguiu se tornar um dos maiores investidores do mundo, senão o maior, utilizando das ferramentas, métodos e ensinamentos citados no livro.

Diferente do livro “Bola de Neve”, que é a biografia do grande investidor, logo tem caráter mais abrangível, essa obra é de leitura mais fácil e é voltado exclusivamente ao mercado.

Faça Fortuna com Ações

A obra apresenta os personagens da Bolsa de Valores, onde há, de um lado, o especulador novato, que ele chama de “figura lamentável”, e, do outro, o investidor pessoa física, que ele chama de “figura olímpica”.

O livro explica a estratégia de investimentos de Décio Bazin, que foca em empresas cujo dividend yield é superior a 6% e que não apresentem endividamento elevado.

É uma leitura importante para qualquer investidor, visto que a estratégia de Bazin funciona até hoje e é o único livro sobre investimentos recomendado por Luiz Barsi.

Fora da Curva

Escrito por Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau em conjunto e com prefácio de Jorge Paulo Lemann, o livro “Fora da Curva” conta um pouco sobre a trajetória de grandes investidores brasileiros, como Antonio Bonchristiano, Guilherme Affonso Ferreira, Luis Stuhlberger, entre outros.

A obra relata casos de sucessos e de fracassos de cada um desses grandes investidores, de forma que o leitor consegue aprender com exemplos do que deu certo e assim como com o que deu errado, com o erro dos outros.

É uma leitura rápida e objetiva, relevante para aprender indiretamente com importantes nomes que atuam no mercado brasileiro.
fonte de consulta: infomoney.com.br/onde-investir/noticia/6905128/livros-para-investidores-iniciantes-segundo-suno-research

Até o próximo post.